quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ALUNOS DO 2° ANO CONHECEM A HISTÓRIA DE WALDEMAR PFEIFFER

No dia 7 de outubro de 2010, os alunos do 2° ano tiveram o prazer de receber a visita de D. Isolda filha e Marise neta de Waldemar Pfeiffer.

PROFESSOR WALDEMAR PFEIFFER:

Waldemar Pfeiffer nasceu em Lageado-RS,em 12 de abril de 1910, filho de August Pfeiffer, natural de Bosenbach Reinpfaz – Alemanha , e Therese Margareta Henriqueta Huve Pfeiffer, natural de Taquari – RS, dos onze filhos do casal de agricultores foi o único que se dedicou aos estudos. Em 1930 Waldemar Pfeiffer ingressou no seminário Evangélico de Professores em São Paulo – RS, permanecendo ali até 1934. Logo após sua formatura, assumiu uma escola em Erechim – RS, onde lecionou dois anos. Depois transferiu-se para Aratiba – RS.
Em 1937 casou-se com Clara Amanda Westerich, com quem teve três filhos : Siegmar, Isolda e Edith.
Após dez anos lecionando em Aratiba, o professor Waldemar foi chamado para Santa Catarina. Assumiu a Escola Mista Estadual Desdobrada de Nova Estrela, no município de Concórdia, onde atuou por dezoito anos.
Aposentou-se em 1969, depois de trinta anos de dedicação ao ensino.

Durante o seu magistério, as crianças adoravam o professor e também ele amava as crianças, Waldemar Pfeiffer sempre foi uma pessoa cordial e ponderada, a quem todos queria bem.
Faleceu em 25 de abril de 1984, no hospital São Francisco em Concórdia .
( dados fornecidos por Isolda Filha de Waldemar Pfeiffer )



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TRABALHO SOBRE DROGAS DESENVOLVIDO NA E.B.M WALDEMAR PFEIFFER

Objetivando um trabalho preventivo ao uso indevido de drogas a Professora Neusa Dala Líbera Franciscon, desenvolveu uma pesquisa com alunos da 8ª série, que teve por finalidade aprofundar sobre o efeito de substâncias químicas no organismo. O trabalho foi apresentado para toda a escola no dia 23/09/2010 quando na oportunidade a Professora Rosana Conselheira do COMEN fez uma palestra “A condição humana: os riscos da dependência, abordando com sua fala a valorização a vida”.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MOSTRA DE ARTES 01/09 PRÉ I Prof.ª VERA

A arte na Educação Infantil é fundamental para a construção de uma pessoa crítica. Sendo que esta troca de experiências ajuda a desenvolver valores, sentimentos, emoções e busca alcançar uma visão questionadora do mundo que a cerca.
Assim, o Pré I buscou desenvolver diversos trabalhos com materiais alternativos para demonstrar a arte do faz-de-conta. Aquela em que a capacidade humana de ver, imaginar-se e simbolizar transforma-se em vida, percebendo o mundo dando sentido a ele através de formas, cores e rabiscos.
Abordamos a questão do meio ambiente, eu enquanto ser social, diversidade, trabalho e profissão.
E para finalizar, afirmo que o desenho para a criança é um momento único, imaginário, sonhador e cheio de descobertas. Por isso, é necessário respeitarmos o desenvolvimento do trabalho artístico de cada um.




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa - Modalidade Poesia

Dois textos foram selecionados e encaminhados a comissão organizadora municipal sendo eles:

O LUGAR ONDE MORO (Aluna: Cíntia Azevedo Cavasin 4ª Série)

Tem várias Marias
Tem Maria, gari
Tem Maria do hospital
Tem Maria do avental.

Tem Maria, costureira
Tem Maria, enfermeira
Tem Maria no colégio
Tem Maria que tem privilégio.

Tem Maria merendeira
Lá em casa tem a Maria verdadeira
Também tem a Maria que limpa a janela
Abusando da flanela.

Enfim as Marias vivem
No lugar onde moro
Cheias de afazeres
Distribuindo prazeres!
SÃO FLORES, DE INVERNO (Aluna: Fabiola Nardino Machado 5ª Série)

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Há quantas flores bonitas
Desperdiçadas na encosta
Querendo, pedindo ajuda
A sociedade de Concórdia.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Mesmo com chão gelado
Suportando o cansaço
Pelas ruas de minha cidade
Canteiro a canteiro eu passo.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Choram, choram e choram
Da raiz, do caule, ao fruto
Solicitam socorro aos cidadãos
As flores no gelo bruto.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Rosas no sangue sangrento de Concórdia
Na geada caída
Lamentando o suor pela vida.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Na rua asfaltada Marechal Deodoro
Na rua de chão, Luís Olívio
Pedaços de pétalas
No chão caído.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Na Praça Dogello Goss
Cheia de vida
Sem pétalas caídas.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Doce mate
Amargo chimarrão
Flores estampadas
No rosto do cidadão.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Com todo este frio,
Flores no sul?
Geada, neve, congelada.

É lindo, posterno
São flores, de inverno.

terça-feira, 6 de julho de 2010

ALUNOS DO 2º ANO FAZEM AUTO-RETRATO DE WALDEMAR PFEIFFER UTILIZANDO BANDEJAS RECICLAVEIS.

ALUNOS DO PRÉ II "A" PRODUZEM PARÓDIA

O BRASIL NA COPA
(PARÓDIA DA MÚSICA INDIOZINHOS)

1,2,3, JOGADORES
4,5,6, JOGADORES
7,8,9, JOGADORES
10 E MAIS O GOLEIRO.

O BRASIL IA JOGANDO
QUANDO O JUIZ APITOU
O KAKÁ FOI CORRENDO
E A BOLA CHUTOU
É GOOOOOL!

1,2,3, GOLZINHOS
4,5,6, GOLZINHOS
7,8,9, GOLZINHOS
10 NO PRIMEIRO JOGO

2º ANO PRODUZ PARÓDIA SOBRE A COPA 2010

Copa do mundo 2010
(paródia da música escravos de jó)

A copa do mundo, o Brasil vai jogar.
Chuta a bola, não deixa o goleiro pegar.

Jogadores com jogadores
Fazem a bola rolar

A copa do mundo o
Brasil vai ganhar.

Kaká e Robinho
não deixam o goleiro pegar.

ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A ESCOLA DESENVOLVE UM TRABALHO COM ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIES NO CONTRA TURNO, QUE TEM POR FINALIDADE COMPLEMENTAR O TRABALHO DE SALA DE AULA DOS PROFESSORES.

ATIVIDADE COM O ECA TEM POR OBJETIVO TRABALHAR OS DIREITTOS GARANTIDOS PELO ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E ANALISAR OS DEVERES DOS ALUNOS. FOI FOCADO NESTE TRABALHO AS NORMAS DE BOA CONVIVÊNCIA ESCOLAR.

O REFERIDO TRABALHO É DESENVOLVIDO PELA DIREÇÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR.

HORA DO CONTO

HORA DO CONTO COMO FORMA DE DINAMIZAR O TRABALHO DA ESCOLA COORDENADO PELA ORIENTAÇÃO ESCOLAR E BIBLIOTECÁRIA.





PALESTRA SOBRE BULLYING E SEXUALIDADE

A ESCOLA DESENVOLVE PALESTRA SOBRE BULLYING E SEXUALIDADE COM A FINALIDADE DE INSTIGAR OS ALUNOS A REFLEXÃO E COMPREENSÃO, DE QUE SÃO PARTES EFETIVAS DAS RELAÇÕES ESCOLARES.

quinta-feira, 6 de maio de 2010






MÃE

Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração

Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe

Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação

Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito

Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados

Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.

Mãe, simplesmente mãe.