terça-feira, 19 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO RÁDIO LINGUAGEM

Falar de comunicação é ao mesmo tempo complexo e fascinante. Pois a comunicação é fator fundamental ao advogado, ao político, professor, a qualquer outro profissional e porque não dizer aos alunos de modo geral.

Foi pensando em uma educação atraente para todos que a EBM Waldemar Pfeiffer implementa um projeto Rádio Linguagem como intuito de contribuir significativamente no processo de aprendizagem comunicativa d seus alunos. A rádio foi inaugurada no dia 08/10/2010 com a presença de autoridades e da comunidade.









VIAGEM DE ESTUDO REALIZADA NO DIA 16 /09 /2010 COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE DESTA UNIDADE ESCOLAR SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARISA BORTOLETTI RICHARDI

O céu noturno pontilhado de estrelas, a sucessão dos dias e das noites, a mudança de fases da lua, os planetas vizinhos ao nosso, a existência ou não de vida além do planeta terra, são questões que vem intrigando os seres humanos há milhares de anos.

Diversos povos da antiguidade criaram mitos e lendas com o objetivo de explicar e de melhor compreender o mundo em que viviam. A partir do século XVI, alguns astrônomos por meio de observações e complexos cálculos matemáticos, chegaram a importantes conclusões como a esfericidade de nosso planeta, e os movimentos de rotação e translação.

Contudo a confirmação visual destas descobertas e o estudo de diferentes corpos celestes só foi possível a partir da segunda metade do século XX com a criação de instrumentos e máquinas com alta tecnologia e de grande precisão como: satélites, naves, telescópios, etc.

Todas essas descobertas sobre o universo estão detalhados em livros, porém, existe uma magia que envolve os alunos durante as aulas técnicas sobe este assunto onde nós professores somos “bombardeados” de perguntas, duvidas, comentários, etc.

Então, partindo do pressuposto que cada aluno constrói o conhecimento de forma diferente e individualizado, e que, unindo teoria e prática, o saber torna-se concreto e agradável, é indispensável esta saída de campo e observar os astros do universo, vem para enriquecer o saber e talvez despertar ou aumentar a curiosidade de nossos alunos sobre o assunto.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alunos do 2° Ano fazem Retrato de Waldemar Pfeiffer

ALUNOS DO 2° ANO CONHECEM A HISTÓRIA DE WALDEMAR PFEIFFER

No dia 7 de outubro de 2010, os alunos do 2° ano tiveram o prazer de receber a visita de D. Isolda filha e Marise neta de Waldemar Pfeiffer.

PROFESSOR WALDEMAR PFEIFFER:

Waldemar Pfeiffer nasceu em Lageado-RS,em 12 de abril de 1910, filho de August Pfeiffer, natural de Bosenbach Reinpfaz – Alemanha , e Therese Margareta Henriqueta Huve Pfeiffer, natural de Taquari – RS, dos onze filhos do casal de agricultores foi o único que se dedicou aos estudos. Em 1930 Waldemar Pfeiffer ingressou no seminário Evangélico de Professores em São Paulo – RS, permanecendo ali até 1934. Logo após sua formatura, assumiu uma escola em Erechim – RS, onde lecionou dois anos. Depois transferiu-se para Aratiba – RS.
Em 1937 casou-se com Clara Amanda Westerich, com quem teve três filhos : Siegmar, Isolda e Edith.
Após dez anos lecionando em Aratiba, o professor Waldemar foi chamado para Santa Catarina. Assumiu a Escola Mista Estadual Desdobrada de Nova Estrela, no município de Concórdia, onde atuou por dezoito anos.
Aposentou-se em 1969, depois de trinta anos de dedicação ao ensino.

Durante o seu magistério, as crianças adoravam o professor e também ele amava as crianças, Waldemar Pfeiffer sempre foi uma pessoa cordial e ponderada, a quem todos queria bem.
Faleceu em 25 de abril de 1984, no hospital São Francisco em Concórdia .
( dados fornecidos por Isolda Filha de Waldemar Pfeiffer )



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TRABALHO SOBRE DROGAS DESENVOLVIDO NA E.B.M WALDEMAR PFEIFFER

Objetivando um trabalho preventivo ao uso indevido de drogas a Professora Neusa Dala Líbera Franciscon, desenvolveu uma pesquisa com alunos da 8ª série, que teve por finalidade aprofundar sobre o efeito de substâncias químicas no organismo. O trabalho foi apresentado para toda a escola no dia 23/09/2010 quando na oportunidade a Professora Rosana Conselheira do COMEN fez uma palestra “A condição humana: os riscos da dependência, abordando com sua fala a valorização a vida”.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MOSTRA DE ARTES 01/09 PRÉ I Prof.ª VERA

A arte na Educação Infantil é fundamental para a construção de uma pessoa crítica. Sendo que esta troca de experiências ajuda a desenvolver valores, sentimentos, emoções e busca alcançar uma visão questionadora do mundo que a cerca.
Assim, o Pré I buscou desenvolver diversos trabalhos com materiais alternativos para demonstrar a arte do faz-de-conta. Aquela em que a capacidade humana de ver, imaginar-se e simbolizar transforma-se em vida, percebendo o mundo dando sentido a ele através de formas, cores e rabiscos.
Abordamos a questão do meio ambiente, eu enquanto ser social, diversidade, trabalho e profissão.
E para finalizar, afirmo que o desenho para a criança é um momento único, imaginário, sonhador e cheio de descobertas. Por isso, é necessário respeitarmos o desenvolvimento do trabalho artístico de cada um.




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa - Modalidade Poesia

Dois textos foram selecionados e encaminhados a comissão organizadora municipal sendo eles:

O LUGAR ONDE MORO (Aluna: Cíntia Azevedo Cavasin 4ª Série)

Tem várias Marias
Tem Maria, gari
Tem Maria do hospital
Tem Maria do avental.

Tem Maria, costureira
Tem Maria, enfermeira
Tem Maria no colégio
Tem Maria que tem privilégio.

Tem Maria merendeira
Lá em casa tem a Maria verdadeira
Também tem a Maria que limpa a janela
Abusando da flanela.

Enfim as Marias vivem
No lugar onde moro
Cheias de afazeres
Distribuindo prazeres!
SÃO FLORES, DE INVERNO (Aluna: Fabiola Nardino Machado 5ª Série)

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Há quantas flores bonitas
Desperdiçadas na encosta
Querendo, pedindo ajuda
A sociedade de Concórdia.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Mesmo com chão gelado
Suportando o cansaço
Pelas ruas de minha cidade
Canteiro a canteiro eu passo.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Choram, choram e choram
Da raiz, do caule, ao fruto
Solicitam socorro aos cidadãos
As flores no gelo bruto.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Rosas no sangue sangrento de Concórdia
Na geada caída
Lamentando o suor pela vida.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Na rua asfaltada Marechal Deodoro
Na rua de chão, Luís Olívio
Pedaços de pétalas
No chão caído.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Na Praça Dogello Goss
Cheia de vida
Sem pétalas caídas.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Doce mate
Amargo chimarrão
Flores estampadas
No rosto do cidadão.

São lindas, são belas
São flores de primaveras

Com todo este frio,
Flores no sul?
Geada, neve, congelada.

É lindo, posterno
São flores, de inverno.