terça-feira, 22 de março de 2011

Jornalista Paulo Gonçalves conversa com os alunos do 4º Ano sobre seu trabalho na rádio.

Entrevista com Paulo Gonçalves:

1- Há quantos anos você trabalha como locutor no rádio?
Comecei com 16 anos em Capinzal, portanto eu trabalho aproximadamente 17 a 18 anos na profissão.

2- Como você aprendeu a usar a técnica de mudar a sua voz?
Aprendi ouvindo os outros locutores.

3- Por que você escolheu a profissão de ser locutor e não outra profissão?
Escolhi porque isso nasceu comigo, com a idade de vocês em sala de aula eu já começava a querer narrar futebol, a querer ser repórter.

4- Há quantos anos você trabalha na Rádio em Concórdia?
11 anos, só trabalhei em 3 Rádios: Jaraguá do Sul, Capinzal e Concórdia.

5- A sua família gosta de sua profissão?
Gostam. Porque na verdade essa profissão da visibilidade, o teu trabalho acaba aparecendo, as pessoas comentam.


“Quando eu leio mais eu tenho mais argumento para falar na rádio.”





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

terça-feira, 19 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO RÁDIO LINGUAGEM

Falar de comunicação é ao mesmo tempo complexo e fascinante. Pois a comunicação é fator fundamental ao advogado, ao político, professor, a qualquer outro profissional e porque não dizer aos alunos de modo geral.

Foi pensando em uma educação atraente para todos que a EBM Waldemar Pfeiffer implementa um projeto Rádio Linguagem como intuito de contribuir significativamente no processo de aprendizagem comunicativa d seus alunos. A rádio foi inaugurada no dia 08/10/2010 com a presença de autoridades e da comunidade.









VIAGEM DE ESTUDO REALIZADA NO DIA 16 /09 /2010 COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE DESTA UNIDADE ESCOLAR SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARISA BORTOLETTI RICHARDI

O céu noturno pontilhado de estrelas, a sucessão dos dias e das noites, a mudança de fases da lua, os planetas vizinhos ao nosso, a existência ou não de vida além do planeta terra, são questões que vem intrigando os seres humanos há milhares de anos.

Diversos povos da antiguidade criaram mitos e lendas com o objetivo de explicar e de melhor compreender o mundo em que viviam. A partir do século XVI, alguns astrônomos por meio de observações e complexos cálculos matemáticos, chegaram a importantes conclusões como a esfericidade de nosso planeta, e os movimentos de rotação e translação.

Contudo a confirmação visual destas descobertas e o estudo de diferentes corpos celestes só foi possível a partir da segunda metade do século XX com a criação de instrumentos e máquinas com alta tecnologia e de grande precisão como: satélites, naves, telescópios, etc.

Todas essas descobertas sobre o universo estão detalhados em livros, porém, existe uma magia que envolve os alunos durante as aulas técnicas sobe este assunto onde nós professores somos “bombardeados” de perguntas, duvidas, comentários, etc.

Então, partindo do pressuposto que cada aluno constrói o conhecimento de forma diferente e individualizado, e que, unindo teoria e prática, o saber torna-se concreto e agradável, é indispensável esta saída de campo e observar os astros do universo, vem para enriquecer o saber e talvez despertar ou aumentar a curiosidade de nossos alunos sobre o assunto.